quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BUSCANDO O AVIVAMENTO

Joel é conhecido como o profeta do avivamento e seu nome significa o Senhor é Deus.
Uma visão geral do livro de Joel nos leva a entender quando o avivamento é necessário:
- Quando estamos acomodados em nossas atividades diárias;
- Quando não estamos vivendo segundo os propósitos de Deus;
O campo foi assolado pela locusta e pela seca e todo o povo estava perecendo, todas as áreas haviam sido afetadas:

1-Economia –Não havia o que comprar nem o que vender:o trigo destruído, o mosto se secou, o óleo faltou, a vida se secou, a figueira murchou, as árvores do campo se secaram, não tinha pasto para os rebanhos, os rios se secaram.(1-10 a 18)

2-Vida Social- Os prazeres da vida foram retirados. A alegria se secou entre os filhos dos homens(1-12)

3-Vida Religiosa -Foi cortada a oferta de manjar, e a libação da casa do Senhor(1-9a)
A alegria e o regozijo da casa de Deus foram retiradas(1-16)
Não havia nem o que se ofertar e sacrificar ao Senhor.

4-Sacerdócio- Os sacerdotes estavam paralisados de tristeza. Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.( 1:13-14)

5-Templo- Não havia mais prazer em estar na casa de Deus: não havia o que ofertar, o que sacrificar, os sacerdotes estavam entristecidos, não havia mais alegria e regozijo na casa de Deus


Todos estavam com os olhos voltados para aquelas dificuldades e acomodados em suas tristezas com aquela grave situação e não tinham forças para reagir, haviam se esquecido de todas as maravilhas que Deus até então havia feito no meio do seu povo.Até que Joel se levanta com voz profética  e anuncia que o que estavam passando, não era nada se comparado aos dias futuros, ou seja “O DIA DO SENHOR” e descreve quão terríveis serão aqueles dias
É como se o profeta Joel estivesse dizendo a todo o povo: Ei tire os seus olhos do que é  passageiro e eleve para o que é eterno e então ele clama ao povo que  se converta de todo o coração e se santifique diante de Deus para que sejam todos poupados no tempo presente e nos tempos vindouros.(2-12 a 17)
Joel convoca o povo a ter um avivamento permanente que só é possível com arrependimento, santificação, quebrantamento e submissão ao Senhor.

E então com o avivamento o povo recebe as promessas:

1-Abundância em todas as áreas- O avivamento traz restituição -Os pastos reverdecerão, o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força , as eiras transbordarão de trigo e os lagares transbordarão de mosto e óleo, comereis abundantemente e ficareis satisfeitos e louvareis  o nome do Senhor vosso Deus (2-18 a 27)
2-Promessa de efusão do Espírito- O avivamento traz  enchimento do espírito e livramento para o povo de Deus(2-28 a 32)

Conclusão:
Há momentos da vida do crente em que ficamos acomodados diante dos problemas, ou tão ocupados com os afazeres do dia a dia que não percebemos que as coisas vão mal em alguma área das nossas vidas mas os sinais são bem visíveis: falta alegria, falta ânimo, falta forças e às vezes falta vontade de louvar, de orar e de invocar o nome do Senhor.
O profeta Joel está ensinando ao povo de Deus que nunca devemos nos acomodar diante dos problemas e jamais deixar que a tristeza nos paralise, devemos ter a visão ampliada e olhar para aquele que desde o princípio tem poupado o seu povo e nos lembrar que “o Senhor é Deus” : Deus forte, Deus poderoso, Deus que cura, Deus que provê e invocar o nome do Senhor em todo o tempo.
Eu não sei qual a área da sua vida que está precisando de avivamento: seu trabalho, sua família, seu relacionamento conjugal, seu ministério,sua vida emocional, seus sonhos, seus projetos, suas finanças, seus filhos, sua saúde, ou talvez você esteja tão acomodado na correria do seu dia a dia que você não se deu conta que tem alguma área da sua vida que está perecendo, eu desafio você a sair desta inércia, desse comodismo e como voz profética eu te chamo: Ei, levante-se, invoque o nome do Senhor dentro da sua casa, no seu local de trabalho, no seu ministério, na sua igreja e ore, jejue e chore pelos seus familiares, pelos seus colegas de trabalho, irmãos de ministério, não se conforme com a situação,  se arrependa, se santifique e se submeta ao Senhor que você será avivado e será restituído abundantemente de tudo o que estava perdido e você será cheio do Espírito de Deus e haverá livramento  e alegria, e louvor e oração,  assim como Deus livrou  e restituiu o povo que estava com todas as áreas afetadas e trouxe de volta os prazeres da vida, a alegria, o louvor, a oração.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.(2-32)


Pra. Júlia Sabatini

domingo, 6 de novembro de 2011

Amor Sacrificial



M e salvando filho 300x225 Leia esta história surpreendente. O grande sacríficio de uma mãe!
     Esta é uma verdadeira história de sacrifício de uma mãe durante o terremoto no Japão.
Depois que o terremoto se acalmou no Japão, quando os socorristas chegaram às ruínas da casa de uma jovem mulher, viram o seu corpo através das rachaduras. Mas a pose era de algum modo estranha. Ela ajoelhou-se sobre os joelhos como uma pessoa que estava adorando, seu corpo estava debruçado para a frente, e suas duas mãos estavam apoiando um objeto. A casa desabou caiu nas costas e na cabeça da jovem mulher matando-a.
Com muitas dificuldades, o líder da equipe socorrista colocou a mão através de uma fenda na parede para alcançar o corpo da mulher. Ele estava esperando que esta mulher poderia ainda estar viva. No entanto, o corpo frio e duro disse-lhe que ela tinha morrido com toda certeza. Ele e o resto da equipe deixaram aquela casa e estavam indo para procurar sobreviventes no prédio ao lado que havia desabado.
     Por algumas razões, o líder da equipe foi impulsionado por uma força irresistível, voltou para a casa em ruínas da mulher morta. Novamente, ele ajoelhou-se e usou sua mão introduzindo-a através das rachaduras estreitas para pesquisar o pouco espaço debaixo do corpo morto. De repente, ele gritou com entusiasmo: “Uma criança! Há uma criança! “          Toda a equipe trabalhou em conjunto; eles removeram cuidadosamente as pilhas de objetos das ruínas em volta da mulher morta.
     Para surpresa e alegria de todos, havia um menino de 3 mesesde idade enrolado em um cobertor florido sob o corpo morto de sua mãe. Obviamente, a mulher tinha feito um último sacrifício para salvar seu filho. Quando sua casa estava caindo,ela usou seu corpo para fazer uma capa para proteger seu filho. O menino ainda estava dormindo pacificamente quando o líder da equipe o pegou e o resgatou.
O médico chegou rapidamente para examinar o menino. Depois ele abriu o cobertor, e viu um telefone celular dentro do cobertor. Havia uma mensagem de texto na tela que dizia :”Se você pôde sobreviver, você deve se lembrar que eu te amo.” Este celular foi passando em torno de uma mão para outra. Todo corpo de socorrista leu a mensagem e choraram.
“Se você pôde sobreviver, você deve se lembrar que eu te amo.” Tal é o amor da mãe por seu filho, muito mais é o amor de Deus por cada um de nós.
Jesus Cristo também na Cruz, suportou em seu corpo, todo o peso do Juízo divino. Ele foi moído pelos nosso pecados. Ele Jesus nos protegeu de tal maneira que ficamos livres da condenação e da morte eterna. Ele morreu como nosso substituto. Morreu em nosso lugar para termos vida em abundância.
     Ficou registrado uma mensagem para todos nós: “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
Viver ou perecer? Depende de como iremos reagir diante da graça (favor imerecido) de Deus, manifestada a todos os seres humanos através do Cálvario.
Adaptado de Marjori Vendramini
Fonte: Base Missionária / Portal Padom

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.