sexta-feira, 19 de setembro de 2008

POR CAUSA DELES

À parte o livro de Provérbios, o Antigo Testamento não parece apresentar muitos ensinamentos sobre como ser pais. No Novo Testamento, Paulo escreveu algo acerca disso. Aquele que mais cooperou com os escritos do Novo Testamento não escreveu muito acerca dos pais. Paulo resumiu em apenas um versículo 0 que os pais devem fazer. Entre as muitas coisas que os pais devem fazer seu dever mais importante e: "Não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6:4).

Ser pai, especialmente nos dias de hoje, não e um assunto muito fácil. Muitos falam da dura tarefa do casamento, mas, se compararmos isso com a responsabilidade de criar e educar os filhos, temos de admitir que viver a vida conjugal e bem mais simples. Ser um esposo ou uma esposa envolve apenas nosso bem-estar pessoal, mas o que diz respeito a ser pais determina 0 bem-estar da geração seguinte. São os pais que levam a responsabilidade do futuro dos filhos. Temos de compreender quão seria e essa responsabilidade. Deus colocou 0 corpo, a alma e o espírito de uma pessoa, inclusive sua vida eterna e 0 porvir, em nossas mãos. Ninguém influi tanto nem controla tanto 0 futuro de uma pessoa como os pais.

E quase como se os pais pudessem decidir se seus filhos irão para 0 inferno ou para 0 reino celestial. Temos de aprender a ser bons esposos e esposas, mas, sobretudo temos de aprender a ser bons pais.

Qual e a maneira crista de ser pais? Em primeiro lugar, todos os pais devem santificar-se diante de Deus pelo bem de seus filhos. Que queremos dizer com santificar-se diante de Deus? 0 Senhor Jesus disse: "E a favor deles eu me santifico a mim mesmo" João 17: 19). Isto não se refere a ser santo, senão a ser santificado ou não. 0 Senhor Jesus e santo e Sua natureza e santa, mas, pelo bem de Seus discípulos, Ele Se santificou a Si mesmo. Havia muitas coisas que Ele podia ter feito, as quais não eram contrarias a Sua santidade; porem, Ele se absteve delas por causa da debilidade dos discípulos. Em muitos assuntos, a debilidade dos discípulos dirigia o Senhor e restringia Sua liberdade. Havia muitas coisas que o Senhor podia ter feito, mas que não fez porque queria que Seus discípulos não interpretassem erroneamente ou tropeçassem. Muitas foram as vezes que 0 Senhor poderia atuar de outro modo mas não 0 fez pelo bem dos discípulos. Em prol dos filhos, os pais devem deixar muitas coisas que poderiam fazer. Assim, há muitas coisas que poderíamos dizer, mas que não dizemos por causa deles. Desde 0 momenta que trouxemos pessoas para 0 seio de nosso lar, muitas de nossas atitudes devem ser esquecidas. Se você não se restringe, não pode restringir seus filhos. Os problemas criados pelos cônjuges afetam apenas a eles mesmos, mas a maneira solta e não santificada do agir dos pais prejudica a eles próprios e também aos filhos. Uma vez que um cristão tem um filho neste mundo, tem de santificar-se. Note que os olhos de seus filhos estão constantemente os observando. Eles irão observá-los pelo resto de seus dias. Mesmo depois de você ter deixado este mundo, seus filhos não se esquecerão do que viram você fazer, e tudo quanto você tiver feito permanecerá com eles. Jesus, Aquele que Se santificou, já era santo.

Amem!

Árvore da Vida ano 18-Nº 185

Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.