sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Função dos Pais



Texto: Deuteronômio 6: 6-8; 11:18-25.

A Bíblia é muito clara em todas as ordenanças de Deus, inclusive no que diz respeito à responsabilidade dos pais em relação aos filhos. Muitos pais exigem uma postura dos filhos que por eles não foi ensinada. Esquecem-se de que os filhos apenas reproduzem o que aprendem em seu ambiente de convívio. Por isso é obrigação dos pais ensinarem os filhos no caminho do Senhor e não delegar esta função à Igreja.

Na Visão Celular no Governo dos 12, alguns pais tem atribuído esta função aos discipuladores e quando algo em casa não vai bem com seus filhos, cobram dos líderes uma atitude enérgica, quando eles deveriam tomá-la. Você pai e você mãe são os melhores discipuladores que seus filhos podem ter, não faça o jogo do mundo, que é fazer com que os pais tenham o maior número de atividades possíveis, que não conseguem administrar nenhum tempo por menor que seja para casa e assim os filhos são criados entregues aos cuidados de secretárias, tv, computador, videogames, etc, ou seja, sem nenhuma responsabilidade.

Enquanto que na Visão Celular, temos aprendido o oposto, pois Deus tem aberto a mente dos líderes e dando a estes um novo entendimento sobre a importância que os filhos têm e o valor das crianças dentro do ministério. Deus não se agrada de pais que tratam seus filhos como entulho, visto que a Palavra diz que eles são herança do Senhor.

O mandamento de Deus em Deuteronômio 6:6-8 é “E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos”. E mais adiante no mesmo livro no capítulo 11:18-25 o Senhor lembra novamente ao povo de Israel essa ordenança e acrescenta que se eles cumprirem tudo o que lhes é ordenado terão vida longa, juntamente seus filhos.

Inculcar a Palavra de Deus é responsabilidade dos pais. Os filhos saberão como servir ao Senhor quando aprenderem dentro de suas casas, como a Bíblia diz. A palavra “inculcar” significa:

• Ensinar e você só ensina aquilo que sabe;
• Recomendar, mas seus filhos só aceitarão sua recomendação se estiver de acordo com o que você vive;
• Proporcionar uma mudança de vida, isso significa que se você veio para Jesus e seus filhos já passaram da infância, ou estão quase saindo dela, ainda é possível para você oferecer a eles novos hábitos;
• Demonstrar através de sua própria vida. Essa é a melhor forma para ensinar, através do seu testemunho.

É por isso que a Palavra diz: “ensina a criança no caminho”. Deus em Sua infinita sabedoria ordenou que os pais demonstrassem através do testemunho o caminho do Senhor para os filhos para que eles repitam tudo o que aprenderam com a vida dos pais.

Quando o pai e a mãe são omissos em cumprir o mandamento de Deus, o mundo se responsabiliza em ensinar seus conceitos errados. Cada um de nós tem uma história a ser contada e a ser vivida e nossos filhos serão frutos da história de vida que passarmos para eles. Se tivermos uma história com Deus, nossos filhos a reproduzirão, mas o contrário, também é uma verdade.

Hoje, temos recebido muito alimento e instrução. E o que nossos pais não nos ensinaram por não saber, não serve mais como uma desculpa, pois mesmo sem termos aprendido, Deus tem adestrado a Sua Igreja para cuidar dos pequeninos, pois dos tais é o reino dos céus. Não temos mais como dizer que não ensinamos porque não sabemos. O que tem acontecido na maioria das vezes é que temos recebido muito, mas não temos transmitido conhecimento.

Seus filhos foram gerados por você. Eles são responsabilidade sua. Portanto, ore com eles, leia a Palavra, ensine-os a meditar diariamente com prazer como diz em Salmos 1:3, ensine-os a lhes respeitarem como pais para que tenham vida longa na Terra.

Quantos adultos têm levado uma vida tão dura no mundo porque não aprenderam em casa o que era obediência, respeito à autoridade, entre outros valores que deveriam ter recebido de seus pais. Ocupam-se com tantos afazeres, menos em cuidar de seus filhos e lhes ensinar o que a Palavra manda que ensinem.

Pais dêem aos seus filhos a oportunidade de terem uma vida de excelência e de abundância como esta em João 10:10b, Deus confiou essa missão a vocês. Lance fora toda omissão que desagrada o coração do Pai e lhe tira do propósito que Ele tem para sua vida e família. Crie seus filhos de forma que ao crescerem as promessas de Deus se cumpram em suas vidas e eles experimentem a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

Nossos filhos são capazes de viver o amor de Deus como qualquer outra pessoa, e viverão esse amor em toda a sua plenitude se conseguirem ver a Jesus através da comunhão de seus pais, em casa, ao levantar, ao deitar, assentados à mesa e andando pelo caminho (Dt 6:6,7).

Acorde! Ainda há tempo!


Pra. Cláudia Ayub
Rede de Casais

Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.