segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sal e Luz

Ministração do dia 07-04-13 na IBE
Mateus 5:13-14 - Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Terra - χώμα, οικουμένη, υδρόγειος, υφήλιος, κόσμος, έδαφος, ξηρά, γη, έδαφοσ, κράτος, λαός
Sal - αλάτι, επιτραπέζιο αλάτι, άλας, άλατα

Salário

CARACTERÍSTICAS E USOS DO SAL


O sal não muda, não se contamina, não perde suas características, preserva o ambiente a sua volta.
· Aliança
Números 18:19 Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao SENHOR, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o SENHOR é, para ti e para a tua descendência contigo.
II Crônicas 13:5 Porventura não vos convém saber que o SENHOR Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal?
· proporciona crescimento - palmeiras , próximo a praia
NaCl - precisam de cloro
· promove o ganho de peso - misturado na ração do gado
(Is 30:24) Os bois e os jumentos que lavram o solo comerão forragem e sal espalhados com forcado e pá.
· sabor
Proporciona sabor aos alimentos, comida sem sal não tem graça
Jó 6:6 Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?
· conservar - temperar ofertas
Levítico 2:13 E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.
· Purifica - traz vida
II Reis 2:20-21 E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
· Na casa do Senhor
Esdras 6:9 E o que for necessário, como bezerros, carneiros, e cordeiros, para holocaustos ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes, de dia em dia, para que não haja falta.
Esdras 7:22 Até cem talentos de prata, e até cem coros de trigo, e até cem batos de vinho, e até cem batos de azeite; e sal à vontade.
· Bactericida
Ezequiel 16:4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
· tirar ferrugem
tem muito crente enferrujado.
· Cura
Usado em feridas para curá-las.
Saião com sal e vinagre em inchaço.
· Derreter gelo
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa -32°C.
Também é jogado sobre as nuvens para derreter o granizo e facilitar a ocorrência da chuva.
· Provocar fome e sede
Mateus 5:13 - Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
· Traz alegria
Marcos 9:49 Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.
· Quando perde o sabor nada o restaura
Lucas 14:34 Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?
· Promove a paz e amizade
Colossenses 4:6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
· Aumenta a pressão
Tem gente precisando de uma pitada de sal em sua vida, de tão inerte já não se sente sua pulsação.
Quanto mais fino melhor e quando está na medida certa ninguém nota e quem recebe o elogio pela boa comida é o cozinheiro.
· Infertilidade e morte
Gênesis 19:26 E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
Deuteronômio 29:23 E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor.
· A luz
(Mt 5:14) Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
A função da luz é brilhar, dissipar as trevas e mostrar o caminho que leva a vida eterna.
Sejamos sal e luz, provocando a fome pela palavra de Deus, a sede pela água viva, trazendo um pouco de sabor a vida dos que sofrem e choram, mantendo nossos casamentos, nossas famílias e relacionamentos e principalmente a palavra empenhada. Sejamos luz em meio as trevas, para que aqueles que estão perdidos possam encontrar o caminho que leva a salvação.
No amor de Cristo,

Pr. André Sabatini





















































Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.