segunda-feira, 22 de abril de 2013

SANTIFICAÇÃO

(Palavra ministrada no aniversário da Igreja Batista da Graça em Vila Velha no dia 21/04/12.)
Hb 12:14 ​ Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,


Antes de falarmos de santificação devemos retroceder um pouco, pois a santificação é o último processo antes da glorificação, e se é o último, devemos então falar dos processos anteriores a ela. Listemos então, os processos pelos quais temos que passar para sermos glorificados, são eles:
  • Arrependimento
  • Perdão
  • Justificação
  • Regeneração
  • Adoção
  • Santificação
  • Arrependimento
Primeiro vem o arrependimento, pois Deus não resiste a um coração quebrantado.
Mc 1:15 e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.
At 20:21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Perdão
Depois do arrependimento recebemos o perdão de Deus.
                 Mt 6:14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.
Is 43:25 ​Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.
  • Justificação
Após sermos perdoados somos justificados.  É o ato onde Deus  declara justo aquele que crê em Jesus Cristo. O homem, que era culpado e inimigo Deus, agora é absolvido e declarado justo pelo próprio Deus (justificado), por meio de Jesus.
1Jo 1:7 ​Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos   comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de  todo pecado.
Rm 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,




  • Regeneração
Então Deus continua seu trabalho em nós e regenera o nosso espírito, o trazendo de volta a vida, e nascemos de novo, desta vez no espírito e somos novos homens e as coisas velhas ficaram para trás.
Jo 3: 5 ​Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6 ​O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
  • Adoção
Quando nascemos de novo pela água e pelo Espírito nos fazemos um com Cristo e nos tornamos membros da família de Deus, sendo adotados por Ele.
Jo 1:12 ​Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
13 ​os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.


Rm 8:15 ​Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
  • Santificação
É o ato de tornar alguma coisa santa. A Santificação requer ação também da nossa parte, assim como o arrependimento. Já a justificação, a regeneração e a adoção são ações exclusivas de Deus.
O que é ser santo? É ser separado por Deus e para Deus, ou seja, se afastar das coisas do mundo e fazer a vontade de Deus sempre.
Na santificação nós somos cooperadores de Deus.




Deus opera a santificação em nós:
1 Ts 5:23 Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
E como Deus opera?
                Hb 12:5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão
                 6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".
                 7 Suportem as dificuldades, recebendo-as como  disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
                8 Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
                9 Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos,para assim vivermos!
                10 Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.
               11 Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles  que por ela foram exercitados.
                12 Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
               13 "Façam caminhos retos para os seus pés", para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.
O Filho opera a santificação em nós:


Hb 13:20 O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas
21 os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.
O Espírito Santo opera a santificação em nós:


2 Ts 2:13 Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Ele nos leva a obedecer a Cristo
                1 Pe 1:2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra  santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
Ele gera o seu fruto em nós para a santificação:
                22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,fidelidade,
                23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
                24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas  paixões e os seus desejos.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
                26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Qual a nossa parte na santificação?
        Deixar Deus agir em nossas vidas e através de nossas vidas.

Rm 6:13 Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça;  antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
                Rm 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,
Mas, também devemos fazer a nossa parte, devemos agir através do Espírito Santo que age em nós.
                Hb 12:14 ​Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
                14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor
διωκετε - a buscar ansiosamente, sinceramente se esforçar para adquirir
         Fp 2:12,13 assim também operai a vossa salvação com temor e tremor, porque Deus  é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo  a sua boa vontade”
κατεργαζεσθε - a executar, realizar, alcançar 2) para trabalhar fora ou seja, para fazer 
E por que devemos ser santos?
Porque Deus é Santo (1Pe 1.16 - porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.).
Porque somos templo do Espírito Santo (I Co 6.19 - ​Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?).
Porque fomos comprados por alto preço (I Pedro 1.18-19 - ​sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 ​mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo).
Porque Deus nos chamou para isso (I Ts 4.3,7 - ​Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição - porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.).
Experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1-2 - 1 ​Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 ​E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus).
        Nos arrependemos, somos perdoados e nossos pecados são esquecidos por Deus, então somos justificados pelo sangue de Jesus, temos o nosso espírito regenerado e nascemos da água e do Espírito e assim passamos a fazer parte da família de Deus por adoção nos tornando coerdeiro com Cristo,  desde então somos santificados e continuamos buscando a santificação diariamente até que sejamos glorificados com Cristo.
No amor de Cristo,
Pr. André Sabatini







































































Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.