terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Olhos Altivos

"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra." (Provérbios 29:23)

Deus odeia olhos altivos. Acho isso interessante. Seria de se esperar que Deus começasse a lista das coisas que odeia com "mãos que derramam sangue inocente" ou "adultério", quem sabe. Mas não. O número um na lista dEle é o olhar altivo (ver Provérbios 6:16-19).

Por que fazer tanto caso disso? Afinal, na nossa cultura, a altivez, ou orgulho, é vista como uma virtude. "Tenha orgulho de suas origens", dizem alguns. "Tenha orgulho de quem você é".

Mas a Bíblia diz que Deus odeia olhos altivos. O que isso quer dizer? Bom, olhos altivos se referem à pessoa que colocaria sua própria vontade acima da vontade de Deus ou da vontade dos outros. Refere-se às pessoas arrogantes e cheias de si.

Você sabia que o orgulho foi o primeiro pecado cometido? Mesmo antes de Adão e Eva comerem do fruto proibido, o pecado do orgulho foi cometido por Lúcifer. Não satisfeito com ser um anjo a serviço do Senhor, ele que quis ser Deus. E Deus o expulsou por causa de seu orgulho.

E aí o que ele fez? Tentou Eva com o fruto proibido. Essencialmente ele disse: "Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Ver Gênesis 3:4-5). Ao que ele se dirigia? Ao orgulho dela. E ela cedeu.

Entenda: o orgulho é provavelmente a raiz da maior parte dos problemas da nossa cultura hoje. É provavelmente a raiz de muitos dos nossos pecados. Quando dizemos: "Não preciso viver do jeito de Deus. Vou fazer o que quiser e quando quiser" - isso é orgulho.

Deus odeia olhos altivos. Então, não coloquemos nossa vontade acima da Sua vontade.

Link para o texto original

Receber os Devocionais Diários por email

Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.