segunda-feira, 15 de outubro de 2012

LUCAS: MÉDICO E ESCRITOR


"Prezado Teófilo, no primeiro livro que escrevi, contei tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo do seu trabalho até o dia em que ele foi levado par ao céu. Antes de ir para o céu, ele deu ordens, pelo poder do Espírito Santo, aos homens que ele havia escolhido como apóstolos. Depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo" (At 1:1-3).
Os livros de Atos e Lucas são irmãos gêmeos – foram escritos pelo mesmo autor, Lucas. Paulo o chamava de médico amado. A partir da época em que Paulo escreve aos coríntios sobre o espinho na carne, Lucas começa a acompanhá-lo, por ser servo de Deus e médico também.
Um médico pára o seu trabalho de médico para fazer pesquisa sobre a vida de Jesus – onde nasceu, como ministrou. Por esse motivo, os livros escritos por Lucas aparecem com um pouco mais de cultura. Lucas inicia seus dois livros referindo-se a Teófilo. Ele era uma pessoa boa – seu nome significa amigo de Deus – e, provavelmente deveria ser importante e influente.
O livro de Atos fala da história da Igreja. Logo no primeiro capítulo, lança doutrinas fundamentais que não podemos deixar de anunciar: a volta de Cristo, a doutrina da santificação e o enchimento do Espírito Santo. Lucas escreve uma espécie de relatório acerca do que Jesus começou a fazer e ensinar. Lucas enfatiza que, conforme Jesus havia dito, os discípulos deveriam esperar a promessa do Pai: "Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo" (At 1:4-5).
Esta é a plenitude da benção: ficarmos cheios do Espírito. É esta a expressão que Paulo usa.
Pensamento: Temos o privilegio de sermos chamados por Deus de amigos.
Oração: Obrigado Senhor, por chamar-me de amigo! Sei que tens feito de tudo para minha vida desde ainda substância informe. Quero sempre viver de tal forma que possa refletir Tua imagem neste mundo perdido. Em nome de Jesus, amém!
Leitura: Mateus 18:18-35 – Números 7-8 – Eclesiastes 6
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.