segunda-feira, 8 de outubro de 2012

NECESSIDADE DE ACEITAÇÃO

"Hoje a salvação entrou nesta casa" (Lc 19:9).
Quando menino, ouvi várias vezes a história do rei que se despojava de seus trajes reais, vestia-se humildemente e misturava-se com o povo. Saturado das falsidades palacianas e dos elogios irreais, misturava-se ao povo para saber o que pensavam a seu respeito. O seu desejo era ser aceito por eles.
A necessidade básica de Zaqueu, chego à conclusão, era a de ser aceito. Sendo judeu, trabalhava para os romanos opressores de seu povo. Recolhia o dinheiro de seus compatriotas e roubava um pouco para si – a causa do seu desprezo.
Zaqueu possuía tudo o que o dinheiro pode conseguir, mas era um homem vazio. Tenho ouvido de milionários que deixam suas mansões e, incógnitos, vão aos bancos das praças mendigar uma conversa, recebendo a atenção sincera de alguma pessoa.
A notícia sobre Jesus chegou aos ouvidos de Zaqueu. Soube, inclusive, que um colega havia sido aceito pelo Senhor e O seguia. Zaqueu tentou romper todas as barreiras para encontrar-se com Ele. Não sei quantos milionários necessitados deixariam seu status para subir numa árvore com o único propósito de ver Jesus! Zaqueu queria ser ouvido. Gostaria de ser aceito!
Jesus deixa todos estupefatos quando se detém debaixo da árvore onde estava aquele homem necessitado – Ele sempre tem tempo para os necessitados. Chama Zaqueu pelo nome. Ele conhece os que O procuram e até sabe os seus nomes. Vai à casa de Zaqueu. A conversa foi longa. Creio que Zaqueu foi o que mais falou. Havia muito a confessar, e a confissão veio espontânea dos lábios deste homem carente. Alguém parou para ouvir o seu problema; o compreendeu; o amou... foi até à sua casa. Casa desprezada pelos parentes e vizinhos. O desprezado Zaqueu encontrou alguém que o amou e o aceitou.
Depois daquela visita, Zaqueu jamais foi o mesmo homem. Realmente, um milagre aconteceu. "Houve salvação nesta casa." O pequeno homem havia sido alcançado por Aquele que ama, compreende, perdoa e está sempre a nos dizer: "Vinde a Mim... E achareis descanso".
Pensamento: Deus nos conhece e sabe exatamente o que necessitamos.
Oração: Senhor, que possamos buscar a Jesus com a mesma intensidade de Zaqueu. Em Cristo, amém.
Leitura: Mateus 15:21-39 – Levítico 26-27 – Eclesiastes 1:12–2:26
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.