sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CONSIDERAI O VOSSO PASSADO

"Por isso, o Deus Todo-Poderoso diz: Pensem bem no que tem acontecido com vocês" (Ageu 1:7).
O livro de Ageu é peculiar. Ele foi escrito no final do chamado "período de cativeiro babilônico". Os judeus estavam se preparando para voltar e Ageu foi levantado como profeta, como proclamador da mensagem do Senhor. Mas qual era a proclamação? Dizia respeito à construção do templo. O templo construído por Salomão era um local especial para o povo de Deus. Assim como para nós o templo é o local do culto, naqueles dias também o era. E, mais do que hoje, era apenas ali, no lugar visível, que o povo e os sacerdotes podiam, por intermédio do sacrifício de animais, chegar-se a Deus.
Quando Ageu foi levantado como profeta, no período da reconstrução, o povo, encantado com o retorno à sua terra, estava preocupado com suas próprias coisas, tanto que Ageu disse: "Será que é tempo de vós habitardes em casas apaineladas?" – ou seja, bem construídas, caprichadas.
Ageu, na verdade, afirmou: "vocês estão ansiosos quanto ao salário, quanto à casa própria, quanto à educação dos seus filhos, mas considerai o vosso passado". O cativeiro havia acontecido em virtude de um afastamento de Deus. Será que o povo havia esquecido? Será que, retornando do cativeiro, iriam cair nos mesmos pecados? Iriam esquecer-se de Deus?
Precisamos reaprender a depender de Deus, a resgatar a nossa história com Ele, antes de nos preocuparmos com o nosso conforto, com o nosso bem-estar. O pecado nos manteve em cativeiro, do qual nos libertou Jesus. Esta casa espiritual que somos é que deve ser "trabalhada". A santidade é o que nos cai bem.
Que a exortação do profeta encontre lugar em nossos corações: "Considerai o vosso passado...", para que não esqueçamos o propósito de Deus, em santidade, para as nossas vidas.
Pensamento: Devemos depender única e exclusivamente do Senhor.
Oração: Deus, ajuda-nos a dependermos de Ti, e somente de Ti. Em nome de Jesus, amém.
Leitura: Atos 25 – Rute 1-2 – Salmos 47
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Acompanhem Nossos Trabalhos.

Todo segundo sábado do mês estamos ministrando um culto muito animado e contagiante para nossas crianças e adolescentes em nossa Igreja Batista Ebenézer em Jd. Colorado na Avenida Vitória Régia 1178, às 15 horas. Venha nos prestigiar e se quiser nos convidar para fazermos este trabalho em sua igreja é só deixar um comentário em nosso blog.